Home

sexta-feira, 13 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DE...


ANIVERSÁRIO DE...

... Antônio Conselheiro, líder religioso (1830), falecido em 22/09/1897


... Chico Science, músico (1966), falecido em 02/02/1997

... Fito Páez, cantor (1963)

... Glauber Rocha, cineasta (1939), falecido em 22/08/1981

... João Gordo, cantor e apresentador de TV (1964)

... José Mojica Marins, cineasta (1936)

... Nat King Cole, cantor (1917), falecido em 15/02/1965

... Vampeta, jogador de futebol (1974)

Sexta-feira 13




Sexta-Feira 13


A fama de azar da sexta-feira 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa.



Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.



Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.



Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307.



Quem tem medo de sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafóbico. o termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi"("sexta-feira"), "dekastreis" ("treze") e "phobia" (fobia, "medo"). A palavra é considerada uma especialização do termo "triskadekafobia", ou "fobia do número 13".


9 - Entomologista forense Trocando em miúdos, a especialidade da área é resolver assassinatos pelo estudo das larvas de insetos.

“Um dia fui chamado a ver um corpo com insetos nele. Descobri que se tratava de um rapaz que eu conhecia, e havia larvas de insetos nos seus dentes. Então achei outras nos seus olhos, e pensei, isso é o que eu quero fazer, isso é muito legal”,

relata Neal Haskell, professor de entomologia forense na Universidade St. Joseph.


Seu trabalho, e o de outros 20 pesquisadores nos EUA, é calcular o “intervalo post-mortem” (o tempo entre morte e a descoberta do corpo), remontando às etapas de vida de insetos que põem ovos em cadáveres.

10 – Pesquisador de fezes de baleia “É surpreendente o quanto podemos aprender sobre uma baleia a partir de suas fezes” , diz Rosalind Rolland, pesquisadora no New England Aquarium de Boston, especializada na pesquisa de dejetos de baleias, na qual é uma das pioneiras. Em seu trabalho, é acompanhada por cães farejadores, que conseguem descobrir o excremento boiando a meio quilômetro de distância.
Um outro pesquisador, Nick Gales, foi o primeiro a filmar o que se acredita ser a flatulência de uma baleia (como o acontecimento se dá debaixo d’água, é possível ver a bolha que ele gera). “O cheiro é muito ruim”, diz.

OOOOlaaaa bem vindos a meu blog

"Mundo e Curioso" é um blog para quem quer saber de tudo um pouco nessa vida!!
tudo que estiver disponivel na net e for realmente interessante estarei colocando aqui ao alcance e todos!!!
não só aceitamos sugestões como pedimos para que mandem fotos interessantes ou peçam que comente sobre algo !!
desde já agadeçemos a todos
abraços
Equipe
Mundo e Curioso